Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Jornalismo tendencioso???

por lady_m, em 11.06.15

Vi ontem a reportagem da SIC sobre as Cesarianas e fiquei enjoada, não porque se façam muitas cesarianas, mas porque a reportagem em si me soou a tendenciosa.

Não contesto que uma cesariana possa ter mais riscos para a mãe, mas mais riscos comparando com quê? Com um trabalho de parto de dezenas horas com recurso a fórceps ou ventosas?

Muito falaram das vantagens dos partos vaginais, e na questão de que cada vez mais se fazem cesarianas a pedido, mas não se falou dos casos que correm mal porque se insiste até às últimas instâncias num parto vaginal, porque é melhor, porque é mais barato para o hospital, porque, porque. Falou-se do aumento das cesarianas nos últimos anos mas não se falou no decréscimo da mortalidade infantil nesses mesmos anos. Acreditamos nós que não estão ligados????

E porque não abordar a questão da presença do pai no bloco durante a cesariana? 

Não gostei da reportagem da SIC por isto, por achar que se romantizou a ideia do parto vaginal e se "demonizou" a cesariana, como se uma cesariana fizesse de mim menos mãe e fosse minha obrigação lutar até ao fim para que o meu filho nascesse de parto vaginal.

Muito se fala nas escolhas das mães, e que as mães mais do que ninguém deverão saber o que é melhor para os seus filhos e não se lhes permite que tenham uma palavra a dizer sobre o modo como os mesmos irão nascer???

O meu filho nasceu de cesariana e não me identifico em nada com os testemunhos de que se pudesse voltava atrás e insistia num parto normal. O meu filho nasceu às 38 semanas numa cesariana que embora não programada o médico achou que não havia necessidade de massacrar uma mãe e um pai com mais horas e horas de espera, ou uma criança com mais horas e horas na barriga de uma mãe ansiosa com a possibilidade de ter que vir a ser tirado a "ferros".

Se hoje voltasse atrás faria tudo igual.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:21


2 comentários

Sem imagem de perfil

Mirone a 11.06.2015

#estamosjuntas
(não vi a reportagem mas não podia concordar mais com o post)
Imagem de perfil

lady_m a 12.06.2015

A coisa irritou-me, achei tão tendencioso..

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Visitantes do estaminé

contador de visitas
contador de visitas


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D